Zonas Ecológicas em França

Apesar de as zonas ecológicas francesas só terem sido introduzidas recentemente, em 2016, a França, ainda assim, começou a implementar esta política de proteção ambiental mais cedo do que a maioria dos países europeus. As zonas ecológicas francesas também têm diversas particularidades que não se verificam, por exemplo, na Alemanha ou na Áustria.

 

Leia atentamente o seguinte texto sobre a "Crit'Air" francesa:

Indicação das zonas ecológicas em França

Em França, as zonas ecológicas são denominadas "Zones à Circulation Restreinte", ou ZCR, na sua forma abreviada. A vinheta ambiental é denominada "Crit'Air" – pode encontrar essa inscrição no topo de cada vinheta ambiental.

As zonas ecológicas puderam começar a funcionar graças a um decreto que se encontra em vigor desde junho de 2016. A jurisdição das zonas ecológicas francesas, tal como a das de outros países, pertence totalmente à cidade que pondera a sua introdução. Compete a cada cidade determinar se os condutores têm de possuir a vinheta ambiental adequada para entrar na cidade e nos seus arredores, bem como o tipo mínimo de vinheta que consideram ser necessária para esse fim. É expectável que, depois de Paris, onde as zonas ecológicas foram introduzidas em julho de 2016, o número de outras cidades que não poderá visitar sem ter um autocolante ambiental no para-brisas do seu carro irá aumentar.

As zonas ecológicas francesas são indicadas por sinais de trânsito. Entrar acidentalmente numa destas zona enquanto conduz e ser punido com uma multa pesada é algo que não lhe deve acontecer, ao contrário do que se passa na Áustria, onde o início das zonas ecológicas não se encontra assinalado.

Sinais de trânsito que indicam o início e fim das zonas ecológicas em França:

As zonas ecológicas em França aplicam-se a

As Zonas Ecológicas em França têm diversas particularidades que talvez desconheça e que as distinguem, por exemplo, das dos países vizinhos, Alemanha e Áustria, mesmo que visite estes últimos com frequência. A primeira é a validade das zonas ecológicas francesas. Imediatamente após a introdução das zonas, a validade só se aplicava a condutores franceses (ou seja, a todos os automóveis com matrícula francesa). As zonas ecológicas para veículos estrangeiros são válidas desde 01/02/2017. Isso significa que, a partir dessa data, passou a precisar de ter um autocolante ambiental ao visitar Paris e outras cidades francesas.

Zonas Verdes de França - Mapa

O autocolante ambiental só é necessário em certos momentos específicos

Outra particularidade das zonas ecológicas em França é o seu limite de tempo. Além de indicar o início da zona ecológica, o sinal de trânsito também pode fornecer informações sobre o período de validade da mesma, como por exemplo, "das 8:00 h às 20:00 h". Isso significa que, nesses horários específicos, é obrigatório assinalar o automóvel com o autocolante ambiental antes de entrar na zona. No entanto, fora desse período, pode conduzir sem etiqueta ambiental através da área em questão !

Em França, a aplicação de intervalos de tempo é muito comum. Em Paris, já existe uma situação semelhante desde 2015: das 08:00 h às 20:00 h, é proibida a entrada na cidade de autocarros e camiões com mais de 3,5 toneladas e data de fabrico anterior a 1 de outubro de 2001. Por conseguinte, a vinheta ambiental constitui mais um meio de reduzir o congestionamento do tráfego nas cidades.

Tal como acontece com a introdução das zonas ecológicas, que se encontra totalmente sob a jurisdição de cada cidade, também é à própria cidade francesa que cabe a decisão sobre o limite de tempo a aplicar em cada zona.

Multas pesadas

Se entrar na zona ecológica sem o autocolante ambiental, poderá ter de pagar uma multa pesada. Independentemente de estar em França pela primeira vez ou de visitar o país com regularidade, recomendamos que compre a vinheta ambiental adequada. Graças à validade ilimitada da vinheta, poderá utilizá-la para sempre.

Após a introdução das zonas ecológicas em Paris, foi estabelecido um período transitório. No início, a polícia limitava-se a recordar aos condutores a obrigatoriedade de terem o autocolante ambiental. No entanto, atualmente, a entrada numa zona ecológica sem a vinheta ambiental poderá sair bastante cara. A partir de outubro de 2016, passou a ser aplicada uma multa de 35 euros. Entretanto, desde janeiro de 2017, o valor da multa aumentou para 68 euros. Gradualmente, as punições para os condutores que ignorarem estas leis passarão a ser cada vez mais severas.

Pode encontrar mais informações sobre as vinhetas ambientais "Crit’Air" na secção Vinheta Ambiental Francesa.

VAI VIAJAR NUM VEÍCULO PARA FRANÇA?

Obtenha a "Crit'Air" para Paris, Grenoble e outras cidades. Entrega GRÁTIS.