Vinheta ambiental azul na Alemanha

Vinheta ambiental azul na Alemanha

A vinheta azul visa reduzir a concentração de óxidos de azoto (NOx) e melhorar a qualidade do ar nas cidades, ao restringir a entrada de automóveis a gasóleo.

O prazo para a introdução da vinheta ambiental azul ainda não foi estabelecido, encontrando-se neste momento em fase de negociação.

Quem é que vai receber a vinheta azul?

Os veículos a gasolina que já cumprem os requisitos associados à vinheta verde deverão ter direito à vinheta azul. O problema poderá surgir com os automóveis a gasóleo, relativamente aos quais serão aplicadas regras mais rigorosas. Presume-se que só os automóveis a gasóleo que produzam níveis mínimos de poluição atmosférica e cumpram os critérios da norma associada à classe de emissões Euro 6 irão receber o autocolante. Por conseguinte, isso incluiria os automóveis a gasóleo mais recentes, com data de produção a partir de setembro de 2015.

 

Zonas azuis de baixas emissões

Apesar de ainda não terem sido estabelecidas, o debate sobre as zonas azuis na Alemanha prossegue, sendo provável que essas zonas venham a ser criadas no futuro (em geral, no quadro definido para 2019-2020).

A decisão deverá referir-se às cidades e municípios onde se verifica com regularidade a ocorrência de excessos significativos relativamente aos limites de óxidos de azoto. Essas zonas de baixas emissões poderão ter validade permanente ou temporária - por exemplo, em casos de concentrações de impurezas extremamente elevadas, ou em certos períodos selecionados.

Uma vez que a aplicação de condições tão rigorosas complicaria o transporte para muitos cidadãos alemães que possuem veículos a gasóleo, esperam-se novos ajustamentos às mesmas, sobre os quais iremos informá-lo.

Não se esqueça da vinheta verde obrigatória

No entanto, neste momento, já é obrigado a ter a vinheta ambiental, a chamada "Umweltplakette", afixada no para-brisas do seu automóvel. A grande maioria das cidades - incluindo Berlim, Frankfurt, Colónia e Munique - só permitem a entrada de veículos com vinheta ambiental verde. A obrigação aplica-se a automóveis alemães e estrangeiros. Em caso de infração, o condutor poderá apanhar uma multa de até 80 €.

Pode comprar a vinheta ambiental para a Alemanha com entrega gratuita.

ENCOMENDE A SUA VINHETA AQUI

Obtenha a Vinheta Ambiental com entrega GRÁTIS.