O que não deve esquecer quando for conduzir para a Áustria

O que não deve esquecer quando for conduzir para a Áustria

Quer vá esquiar nos Alpes, passar um fim de semana prolongado a Viena, ou passar férias na Croácia, estas sugestões para viajar de carro na Áustria serão bastante úteis. Os nossos vizinhos do sul são famosos pela sua insistência em fazer cumprir os respetivos regulamentos de tráfego rodoviário, e nem os estrangeiros são poupados. Para evitar despesas desnecessárias, não se esqueça do autocolante ambiental, do colete de alta visibilidade, do autocolante das portagens e da documentação necessária.

Vinheta ambiental Pickerl

O que é e para que serve?

O autocolante ambiental indica o nível de poluição atmosférica provocado pelos veículos. Os austríacos reconhecem 6 níveis de poluição, representados por 6 tipos de autocolantes de cores distintas. Atualmente, esta obrigação só se aplica aos camiões de categoria N, incluindo camiões ligeiros N1 - o que corresponde, praticamente, a qualquer veículo de transporte de passageiros empresarial. O incumprimento é punido com a aplicação de uma multa pesada, cujo valor poderá chegar a mais de 2000 €. 

Onde é que preciso dela?

A obrigação de afixar a vinheta ambiental no para-brisas do seu automóvel é válida em Viena, no Tirol e na Estíria, e em certas secções selecionadas das autoestradas. No entanto, o número de zonas de baixas emissões na Áustria está a aumentar todos os anos.

 

Como é que posso obtê-la?

Pode encomendar a vinheta online, com entrega gratuita no prazo de 14 dias. Ao preencher a encomenda online, vai precisar das informações constantes do certificado de registo do seu veículo.

previous arrow
next arrow
Slider

Equipamento obrigatório

A presença de um colete de alta visibilidade, de acordo com a norma EN 471, é um dos pontos nos quais a polícia austríaca se concentrará a 100%, caso seja mandado parar para fins de controlo. Se não encontrarem um, será multado, decididamente. Apesar de, por lei, só ser exigido um colete para o condutor, recomendamos a compra de coletes para todos os passageiros. Qualquer pessoa que saia do veículo na estrada (por exemplo, por causa de uma avaria) terá de usar esse colete.

Coloque um kit de primeiros socorros e um triângulo de aviso na cabina do carro, e não no porta-bagagens.

É proibida a utilização de câmaras a bordo.

O equipamento de inverno é válido para o período de 1 de novembro a 15 de abril e inclui a obrigatoriedade de utilização de pneus de inverno ou correntes de neve.

As crianças com idade inferior a 14 anos e altura até 150 cm têm de ser transportadas numa cadeira de segurança adequada.

Regras rodoviárias

A afixação de um autocolante de portagem no para-brisas do carro constitui um pré-requisito para a utilização das autoestradas austríacas. Pode comprar um selo de 10 dias, 2 meses ou 12 meses. Os selos podem ser comprados em postos de abastecimento de combustível, casas de câmbio ou sucursais da Cash Point. Não hesite em comprar um, principalmente na temporada de verão, e evitará filas e esperas.

 

Limites de Velocidade:

- velocidade máxima na autoestrada - 130 km / h.

- velocidade máxima nas estradas principais - 100 km / h.

- velocidade máxima nos municípios - 50 km / h.

A utilização obrigatória dos faróis só se aplica em caso de má visibilidade, tal como na Alemanha.

 

Álcool

No caso dos condutores experientes que possuam carta de condução há mais de 2 anos, é tolerada uma taxa de alcoolemia de até 0,5 ‰. Esta regra não se aplica a condutores recém-encartados e motoristas profissionais.

 

Alugar um automóvel

Se o automóvel não for seu, precisará de ter uma confirmação do aluguer por escrito em inglês ou, de preferência, em alemão.

ENCOMENDE A SUA VINHETA AQUI

Obtenha a Pickerl para Viena, Estíria e outras cidades. Entrega GRÁTIS.