O que não deve esquecer quando for conduzir para a Alemanha

O que não deve esquecer quando for conduzir para a Alemanha

Quer viaje para fins de exploração, compras ou negócios, familiarize-se com as principais obrigações e regras de condução aplicáveis na Alemanha. Vale a pena - literalmente. Evitará receber multas no valor de milhares de coroas, ou até mesmo ser inibido de conduzir durante alguns meses. Em suma, deve lembrar-se, principalmente, de apresentar o autocolante ambiental ao entrar nas cidades, transportar o equipamento obrigatório e respeitar os limites de velocidade.

Vinheta ambiental - Umweltplakette

O que é e para que serve?

O autocolante ambiental (placa ou vinheta) indica o nível de poluição atmosférica provocado por certo automóvel de passageiros ou camião, através da distinção por cores: autocolantes verdes, amarelos ou vermelhos. A entrada nas chamadas "zonas ambientais" ("Umwelt ZONE") nos centros das cidades só é permitida a automóveis cujo nível de contributo para a poluição atmosférica seja baixo. Por exemplo, atualmente, só recebem o autocolante verde, correspondente aos critérios mais restritivos, os proprietários de automóveis mais recentes. Aqui, poderá encontrar a categoria da vinheta que irá receber. O incumprimento é punido com uma coima de 80 €.

Onde é que preciso dela?

Se viajar para as maiores cidades alemãs, não poderá evitar a necessidade de adquirir uma vinheta ambiental. Foram introduzidas zonas ambientais, por exemplo, em Berlim, Munique, Dortmund, Frankfurt e outras cidades, e a lista continua a aumentar todos os anos.

Como é que posso obtê-la?

Pode encomendar a vinheta online, com entrega gratuita no prazo de 7 dias. Ao preencher a encomenda online, vai precisar das informações constantes do certificado de registo do seu veículo.

previous arrow
next arrow
Slider

Equipamento obrigatório

Tal como no nosso país, é obrigatório transportar, pelo menos, um colete de alta visibilidade, um triângulo de aviso e um kit de primeiros socorros. Em caso de incumprimento, pagará uma multa de 15 €. Se viajar no inverno, lembre-se de levar correntes de neve, cuja utilização é necessária em certos troços rodoviários.

 

Regras rodoviárias

Embora não exista um limite de velocidade com aplicação generalizada nas autoestradas da Alemanha, a recomendação geral é de 130 km/h. Como é natural, terá de respeitar os limites de velocidade aplicáveis a cada secção específica da autoestrada. Ao conduzir nos municípios, respeite o limite máximo de velocidade de 50 km / h.

Por enquanto, não tem de pagar portagens nas autoestradas alemãs. Esta situação deverá ser alterada em 2019.

A utilização de faróis durante o dia não é obrigatória.

 

Sistema de pontos

Os condutores estrangeiros também recebem uma penalização de entre 1 e 4 pontos por violarem estas regras. Na Alemanha, se determinado condutor receber uma penalização de 8 pontos, ficará sujeito a inibição de conduzir pelo prazo de 6 meses.

 

Álcool

Os alemães são mais tolerantes no que se refere à condução sob efeito de álcool, pelo que se pode conduzir com um teor de até 0,5 ‰. No entanto, isso não se aplica a condutores com menos de 21 anos de idade, motoristas de autocarros e camionistas, nem a quem tiver a carta de condução há menos de 2 anos.

 

Utilização de telemóvel e outras infrações

Se for apanhado a utilizar o telemóvel durante a condução, pagará uma multa de 60 euros. Além disso, a regra de paragem na autoestrada é mais rigorosa - qualquer paragem injustificada é punida com uma multa de 30 euros, pelo que, decididamente, vale a pena aguardar pela chegada a um posto de abastecimento de combustível.

ENCOMENDE A SUA VINHETA AQUI

Obtenha a Vinheta Ambiental com entrega GRÁTIS.