Proibição de Veículos a Gasóleo na Alemanha

Proibição de Veículos a Gasóleo na Alemanha

Os automóveis a gasóleo constituem um dos principais fatores de contributo para a poluição atmosférica, pelo que muitas cidades alemãs têm vindo a considerar a possibilidade de implementarem restrições mais rigorosas à sua entrada. A implementação da chamada "zona azul", na qual só podem circular veículos a gasóleo que cumpram a norma de emissões correspondente à classe Euro 6, está prevista, antes de mais, para Hamburgo e Estugarda. Outras cidades, entre as quais se incluem Berlim, Colónia, Essen e Munique, estão a discutir a sua introdução, em conjunto com a proibição da circulação de automóveis a gasóleo num futuro próximo.

Neste momento, para entrar na grande maioria das cidades alemãs, já é obrigado a afixar um autocolante verde no para-brisas da sua viatura, quer tenha um automóvel a gasóleo ou a gasolina.

Os automóveis a gasóleo em conformidade com a norma associada à classe Euro 6 ainda não se encontram sujeitos a qualquer obrigação

A maioria das restrições não devem afetar os automóveis a gasóleo que cumpram a norma de emissões associada à classe Euro 6, a qual entrou em vigor no mês de setembro de 2014. A título de comparação, existem cerca de 2,7 milhões de automóveis de passageiros que cumprem este requisito, entre um total de 15 milhões de automóveis de passageiros a gasóleo existentes na Alemanha.

No entanto, a situação está a ficar mais complicada, pelo que, mesmo os proprietários de automóveis que cumpram a norma associada à classe Euro 6 não podem ter certezas absolutas. De acordo com os estudos efetuados, os automóveis mais novos, enquadráveis na classe Euro 6, produzem frequentemente níveis mais elevados de dióxido de azoto do que os automóveis das classes Euro 4 e Euro 5, o que poderá dar origem a discussões e restrições adicionais.

Proibição de Veículos a Gasóleo em Hamburgo

A entrada na estrada Max-Bauer-Straße e na rua Stresemannstraße, no centro de Hamburgo, só é permitida a veículos a gasóleo que cumpram a norma associada à Classe Euro 6 e disponham de uma vinheta ambiental azul. No caso da rua Stresemannstraße, a restrição só deverá ser aplicável a camiões - para já, os automóveis de passageiros que se enquadrem na Classe Euro 5 serão autorizados a entrar.

 

Proibição de Veículos a Gasóleo em Estugarda

A cidade de Estugarda também pretende restringir substancialmente as condições de entrada de automóveis a gasóleo. No entanto, a redação exata dessas restrições ainda não é conhecida, pelo que iremos informá-lo assim que as mudanças se verificarem.

A zona azul de Estugarda deverá incluir a maior parte do território da cidade. Na fase inicial, que começou no dia 2019-01-01, foi introduzida uma proibição de entrada para os veículos a gasóleo que não cumpram a norma referente à classe Euro 5. Nos anos seguintes, é provável que ocorram mais modificações.

 

Vinheta verde, uma condição essencial para entrar na maioria das cidades

A entrada em Berlim, Frankfurt, Munique e outras cidades alemãs já só é permitida a veículos detentores de uma vinheta ambiental verde - "Umweltplakette". Esta obrigação aplica-se a automóveis matriculados na Alemanha ou no estrangeiro. A violação é punida com multas elevadas de até 80 €.

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