Crit Air – Vinheta Ambiental para a França

VINHETA AMBIENTAL PARA A FRANÇA - Crit Air

A França seguiu o exemplo de outros países europeus e emitiu vinhetas ambientais para os veículos rodoviários. Uma vinheta ou autocolante ambiental "Crit'Air" é um autocolante que afixa no para-brisas do seu automóvel, tal como faria com outro selo. Pode encomendar o autocolante ambiental online. Assim que o receber e afixar, a categoria à qual pertence o seu automóvel passará a ser clara.

Para que Serve a Vinheta Ambiental?

As vinhetas ambientais foram concebidas para distinguir os veículos amigos do ambiente daqueles que poluem o ar das cidades e contribuem para a má qualidade das condições de vida nas mesmas. Portanto, a vinheta ambiental determina o nível de poluição atmosférica provocada pelo seu veículo, sendo a categorização indicada pelos níveis de emissões, com base num certificado de registo do seu veículo (parte I ou parte II) digitalizado de ambos os lados. Por conseguinte, estes documentos são necessários ao encomendar o autocolante ambiental "Crit'Air" online.

Cada autocolante ambiental é emitido para um veículo específico e associado à sua placa de matrícula. A validade do autocolante é ilimitada. Assim sendo, a menos que pretenda comprar um automóvel novo, não precisa de se preocupar com a sua substituição. Basta encomendá-lo uma vez e poderá conduzir por toda a França.

Em França, as vinhetas ambientais são divididas por seis categorias, ou seja, existem seis tipos de vinhetas ambientais. Pode ler mais sobre os tipos de autocolante ambiental na secção Tipos de Vinhetas Ambientais.

Zonas Ecológicas em França desde 2016

As zonas ecológicas foram introduzidas em França no ano de 2016. A França encontrava-se com um atraso de dois anos relativamente a outros países; por exemplo, a Áustria introduziu as zonas ecológicas em Viena e respetiva área circundante no ano de 2014. O projeto das zonas ecológicas ainda é muito recente, uma vez que, de forma gradual, são cada vez mais os países que se estão a envolver, e os já existentes, como a Alemanha, estão a alargar a validade das suas zonas ecológicas a um número cada vez maior de cidades.

Em França, a primeira cidade a utilizar a vinheta ambiental foi Paris, onde a sua posse passou a ser obrigatória a partir de julho de 2016. É expectável que, brevemente, outras cidades francesas, a começar por Grenoble, por exemplo, sigam o mesmo caminho. Pode ler mais sobre as zonas ecológicas de Paris na secção Zonas Ecológicas em Paris.

No que se refere às zonas ecológicas, a França surgiu com algumas diferenças, se olharmos para a Alemanha ou para a Áustria, países que, frequentemente, utilizamos como termo de comparação. Inicialmente, a obrigatoriedade de ter uma vinheta ambiental "Crit'Air" só se aplicava aos condutores franceses, ou seja, a automóveis com matrículas francesas. A utilização do autocolante em veículos estrangeiros só passou a ser obrigatória a partir de 01/02/2017. Pode encontrar mais informações sobre as zonas ecológicas francesas na secção Zonas Ecológicas em França.

previous arrow
next arrow
Slider

TIPOS DE VINHETAS AMBIENTAIS PARA FRANÇA

Nesta secção, serão apresentados os tipos de autocolantes ambientais que pode adquirir quando se candidata ao „Crit'Air“ francês. Também lhe vamos dizer como encomendar esta vinheta e onde afixá-la.

Seis tipos de etiquetas ambientais

A França introduziu, no total, seis tipos de vinhetas ambientais. À primeira vista, aquilo que as distingue é, principalmente, a cor, a qual enquadra o seu automóvel numa das seis categorias, de acordo com o nível de poluição ambiental produzida pelo mesmo, permitindo que a polícia dentro da zona ecológica controle facilmente essa informação. Cada vinheta é emitida com base no certificado de registo do seu veículo, e diz-lhe o quanto o seu automóvel é ruidoso e ecológico.

Tipos de vinhetas ambientais „Crit'Air“ utilizadas em França

 

Em França, a vinheta que indica os veículos mais ecológicos recebe uma cor verde. No entanto, só os veículos elétricos é que podem obter esta vinheta especifica. Em contrapartida, os automóveis assinalados com uma vinheta cinzenta são os menos ecológicos. Os automóveis fabricados antes de 1997 e os motociclos fabricados antes de 2000 não recebem qualquer vinheta. As cores das outras vinhetas francesas são (a partir da menos ecológica) cor de vinho, laranja, amarelo e púrpura. Pode ver todos os tipos de vinhetas ambientais na imagem abaixo.

No topo de cada vinheta, encontra a palavra francesa "Crit'Air", a qual é utilizada em França, tipicamente, como referência às zonas ecológicas, sendo possível encontrá-la nos sinais de trânsito que indicam o princípio e fim dessas zonas. Pode ler mais sobre os sinais de trânsito e as zonas ecológicas francesas na secção Zonas Ecológicas em França.

Como Encomendar a "Crit'Air" Francesa

Pode encomendar online, com facilidade, a vinheta ambiental para França, que lhe permitirá entrar sem problemas no centro de Paris e de outras cidades. Só precisa do certificado de registo do seu veículo (parte I ou parte II) Receberá a vinheta ambiental francesa, por correio, no prazo de 14 dias. A remessa é gratuita.

Pode encomendar a vinheta ambiental para França tão facilmente como a vinheta ambiental para a Alemanha ou para a Áustria. A vinheta ambiental tem sempre validade ilimitada, correspondente à matrícula do veículo para o qual foi emitida, e abrange todo o território francês.

Onde Colocar o Autocolante Ambiental

A etiqueta ambiental para a França é colocada no para-brisas do seu veículo, podendo ficar no canto superior direito ou inferior direito do mesmo. Pode colá-la, por exemplo, ao lado do selo.

Assim que colocar a vinheta no seu para-brisas, poderá fazer-se à estrada sem preocupações. A vinheta ambiental permite-lhe entrar no centro da cidade de Paris e noutras zonas ecológicas francesas, de acordo com o tipo de vinheta que tiver conseguido obter para o seu veículo.

VAI VIAJAR NUM VEÍCULO PARA FRANÇA?

Obtenha a "Crit'Air" para Paris, Grenoble e outras cidades. Entrega GRÁTIS.