As Zonas Ecológicas em França têm diversas particularidades que talvez desconheça e que as distinguem, por exemplo, das dos países vizinhos, Alemanha e Áustria, mesmo que visite estes últimos com frequência. A primeira é a validade das zonas ecológicas francesas. Imediatamente após a introdução das zonas, a validade só se aplicava a condutores franceses (ou seja, a todos os automóveis com matrícula francesa). As zonas ecológicas para veículos estrangeiros são válidas desde 01/02/2017. Isso significa que, a partir dessa data, passou a precisar de ter um autocolante ambiental ao visitar Paris e outras cidades francesas.
O autocolante ambiental só é necessário em certos momentos específicos
Outra particularidade das zonas ecológicas em França é o seu limite de tempo. Além de indicar o início da zona ecológica, o sinal de trânsito também pode fornecer informações sobre o período de validade da mesma, como por exemplo, “das 8:00 h às 20:00 h”. Isso significa que, nesses horários específicos, é obrigatório assinalar o automóvel com o autocolante ambiental antes de entrar na zona. No entanto, fora desse período, pode conduzir sem etiqueta ambiental através da área em questão !
Em França, a aplicação de intervalos de tempo é muito comum. Em Paris, já existe uma situação semelhante desde 2015: das 08:00 h às 20:00 h, é proibida a entrada na cidade de autocarros e camiões com mais de 3,5 toneladas e data de fabrico anterior a 1 de outubro de 2001. Por conseguinte, a vinheta ambiental constitui mais um meio de reduzir o congestionamento do tráfego nas cidades.
Tal como acontece com a introdução das zonas ecológicas, que se encontra totalmente sob a jurisdição de cada cidade, também é à própria cidade francesa que cabe a decisão sobre o limite de tempo a aplicar em cada zona.
Multas pesadas
Se entrar na zona ecológica sem o autocolante ambiental, poderá ter de pagar uma multa pesada. Independentemente de estar em França pela primeira vez ou de visitar o país com regularidade, recomendamos que compre a vinheta ambiental adequada. Graças à validade ilimitada da vinheta, poderá utilizá-la para sempre.
Após a introdução das zonas ecológicas em Paris, foi estabelecido um período transitório. No início, a polícia limitava-se a recordar aos condutores a obrigatoriedade de terem o autocolante ambiental. No entanto, atualmente, a entrada numa zona ecológica sem a vinheta ambiental poderá sair bastante cara. A partir de outubro de 2016, passou a ser aplicada uma multa de 35 euros. Entretanto, desde janeiro de 2017, o valor da multa aumentou para 68 euros. Gradualmente, as punições para os condutores que ignorarem estas leis passarão a ser cada vez mais severas.
Pode encontrar mais informações sobre as vinhetas ambientais “Crit’Air” na secção Vinheta Ambiental Francesa.