Zona Ecológica de Paris

ZONA VERDE DE PARIS

Paris foi a primeira cidade em França a introduzir as zonas ecológicas. Esse facto não surpreende, uma vez que corresponde ao que aconteceu noutros países europeus, em que foi sempre a cidade capital que deu o exemplo a ser seguido pelas restantes.

 

Tipo de autocolante ambiental necessário em Paris: Pelo menos Crit'Air 5

CritAir sticker France

 

Pode obter mais informações sobre os tipos de vinhetas ambientais na secção Tipos de Vinhetas Ambientais.

 

Zonas Ecológicas em Paris, apenas de segunda a sexta-feira

Paris já tinha tentado anteriormente limitar o tráfico na cidade, reduzir o ruído e melhorar a qualidade do ar. A partir de setembro de 2015, a entrada a todos os autocarros e camiões com mais de 3,5 toneladas, cuja data de fabrico seja anterior a 1 de outubro de 2001, passou a ser proibida. Esta proibição aplica-se todos os dias, incluindo aos fins de semana, das 8:00 h às 20:00 h.

Em 2016, a proibição de entrada na cidade foi alargada a todos os veículos fabricados antes de 1997 e motociclos fabricados antes de 2000. Esses veículos não atingem sequer o sexto nível do padrão, ou seja, o do tipo mais baixo de vinheta ambiental. Em França, no total, existem seis tipos de vinhetas ambientais, e os veículos elétricos são os únicos que recebem as de tipo mais elevado.

 

Mapa da Zona Ambiental de Paris

 

Validade das Zonas Ecológicas em Paris

Para autocarros das categorias M2 e M3, e camiões das categorias N2 e N3

Toda a semana, das 08:00 h às 20:00 h

Automóveis de passageiros M1, N1 e motociclos

Segunda a sexta, das 08:00 h às 20:00 h

Se alguma vez visitar França num automóvel de passageiros, lembre-se de que as zonas ecológicas só se aplicam a si durante os dias de semana.

 

 

As Zonas Ecológicas Aplicam-se a Condutores Estrangeiros desde 01/02/2017

Ainda não é clara a forma como Paris, e a França em geral, irão tornar mais rigorosa a implementação das zonas ecológicas. Por exemplo, na Alemanha, é comum ir proibindo gradualmente a entrada na cidade dos veículos menos ecológicos, até se chegar a um ponto em que a autorização de entrada só inclui os mais ecológicos. É provável que também se verifique um esforço no sentido de afastar os condutores de veículos mais antigos.

A partir de 01/02/2017, a obrigatoriedade de possuir uma vinheta ambiental no para-brisas ao entrar na zona ecológica também passou a ser aplicável a veículos estrangeiros, sem exceção.

 

Penalização

Paris leva as zonas ecológicas muito a sério, conforme se vê pelas penalizações que podem ser impostas aos condutores se não cumprirem a obrigação de ter o autocolante ambiental no para-brisas. Apesar de, inicialmente, a polícia se limitar a avisar os condutores, a partir de janeiro de 2017, passaram a ser impostas multas de valor substancial. Se não cumprir essas regras, arrisca-se a ter de pagar uma multa de 68 EUR a 375 EUR. O autocolante tem validade ilimitada para o seu veículo e pode utilizá-lo sempre que viajar por toda a França.

 

Conduzir em Paris

Vai viajar de automóvel para Paris?

A partir de 01/02/2017, os automóveis estrangeiros passaram a ter de ser assinalados com a vinheta ambiental "Crit'Air". Em Paris, a obrigação de ter a vinheta "Crit'Air" afixada no para-brisas é limitada em termos temporais, ou seja, só se aplica de segunda a sexta-feira, das 8:00 h às 20:00 h. A França distingue 6 tipos de vinheta, sendo a entrada em Paris permitida a automóveis de passageiros a gasóleo das categorias 1 a 4 e automóveis de passageiros a gasolina das categorias 1 a 3. Se não cumprir essas regras, arrisca-se a ter de pagar uma multa de 68 EUR a 375 EUR.

A totalidade da parte interna da cidade, delimitada pelo desvio "Boulevard Périphérique", é abrangida pela zona de baixas emissões de Paris.

Encomende a sua vinheta ambiental para entrar em Paris e receba-a sem custos de envio!

A placa tem validade ilimitada e deverá ser colocada no canto inferior direito do para-brisas.

 

Consulte mais informações sobre as zonas ambientais de Grenoble aqui.

VAI VIAJAR DE AUTOMÓVEL PARA PARIS?

Obtenha a Vinheta Crit Air para Paris, Grenoble e outras cidades. Entrega GRÁTIS.