ZONA VERDE DE LYON
Tipo de autocolante ambiental necessário em Lyon: Depende do nível de alerta
Pode obter mais informações sobre os tipos de vinhetas ambientais na secção Tipos de Vinhetas Ambientais.
Zonas Ecológicas em Lyon
Desde finais de 2016, encontra-se em vigor uma área conhecida como "zona de baixas emissões de emergência" (ZPA), que produz efeitos sempre que se atinge um grau de poluição atmosférica elevado.
As regras originais restringiam a entrada aos veículos com base no facto de a sua matrícula terminar num número par ou ímpar. A partir de 16/11/2017, a autorização de entrada passou a ser regida, exclusivamente, pela classe da vinheta ambiental.
Mapa da Zona de Baixas Emissões de Lyon
Como chegar
Validade das Zonas Ecológicas em Lyon
As condições de entrada baseiam-se no nível de alerta de "smog":
- ao ser atingido o nível N1 - a entrada passa a ser permitida apenas a veículos portadores de um autocolante "Crit'Air",
- ao ser atingido o nível N2 - após 2 dias de alerta de "smog", a entrada passa a ser permitida apenas a veículos portadores de autocolantes "Crit'Air" das classes 0, 1, 2 e 3
- ao ser atingido o nível N3 - nos casos em que a deterioração do ar se prolongue por mais tempo, a entrada passa a ser permitida apenas a veículos portadores de autocolantes 0, 1 e 2
Se conduzir sem vinheta ambiental na zona de baixas emissões ativada, sujeitar-se-á ao pagamento de uma multa de 68 EUR, a qual poderá ser agravada até 375 EUR em caso de pagamento tardio.
As Zonas Ecológicas Aplicam-se a Condutores Estrangeiros
A partir de 01/04/2017, todos os veículos, franceses ou estrangeiros que atravessem a zona de baixas emissões ativada em Lyon, passaram a ser obrigados a ter o autocolante "Crit'Air" afixado no para-brisas, que os autoriza a entrar na cidade.
Conduzir em Lyon
Vai viajar de automóvel para Lyon?
A partir de 01/04/2017, os automóveis estrangeiros passaram a ter de ser assinalados com a vinheta ambiental "Crit'Air". Esta área, conhecida como "zona de baixas emissões de emergência", é ativada quando se verifica um aumento do nível de "smog". Após 2 dias de alerta de "smog", a entrada passa a ser permitida apenas a veículos que disponham de um autocolante "Crit'Air" das classes 0, 1, 2 e 3. Depois disso, nos casos em que o alerta de "smog" dure mais tempo, as regras passam a ser ainda mais restritivas. Em França, existem 6 tipos de vinhetas, que indicam até que ponto o veículo em causa contribui para a poluição atmosférica. Se não cumprir essas regras, arrisca-se a ter de pagar uma multa de 68 EUR a 375 EUR.
Toda a cidade, incluindo a zona adjacente de Villeurbanne e as estradas interiores, é abrangida pela zona de baixas emissões de Lyon. A restrição não se aplica às autoestradas A6, A7 e A42, nem ao túnel da A6.
Encomende a sua vinheta ambiental para entrar em Lyon e receba-a sem custos de envio!
A placa tem validade ilimitada e deverá ser colocada no canto inferior direito do para-brisas.