Zona ecológica de Lyon

ZONA VERDE DE LYON

Tipo de autocolante ambiental necessário em Lyon: Depende do nível de alerta

CritAir sticker France

 

Pode obter mais informações sobre os tipos de vinhetas ambientais na secção Tipos de Vinhetas Ambientais.

 

Zonas Ecológicas em Lyon

Desde finais de 2016, encontra-se em vigor uma área conhecida como "zona de baixas emissões de emergência" (ZPA), que produz efeitos sempre que se atinge um grau de poluição atmosférica elevado.

As regras originais restringiam a entrada aos veículos com base no facto de a sua matrícula terminar num número par ou ímpar. A partir de 16/11/2017, a autorização de entrada passou a ser regida, exclusivamente, pela classe da vinheta ambiental.

 

Mapa da Zona de Baixas Emissões de Lyon

 

Validade das Zonas Ecológicas em Lyon

As condições de entrada baseiam-se no nível de alerta de "smog":

- ao ser atingido o nível N1 - a entrada passa a ser permitida apenas a veículos portadores de um autocolante "Crit'Air",

- ao ser atingido o nível N2 - após 2 dias de alerta de "smog", a entrada passa a ser permitida apenas a veículos portadores de autocolantes "Crit'Air" das classes 0, 1, 2 e 3

- ao ser atingido o nível N3 - nos casos em que a deterioração do ar se prolongue por mais tempo, a entrada passa a ser permitida apenas a veículos portadores de autocolantes 0, 1 e 2

Se conduzir sem vinheta ambiental na zona de baixas emissões ativada, sujeitar-se-á ao pagamento de uma multa de 68 EUR, a qual poderá ser agravada até 375 EUR em caso de pagamento tardio.

As Zonas Ecológicas Aplicam-se a Condutores Estrangeiros

A partir de 01/04/2017, todos os veículos, franceses ou estrangeiros que atravessem a zona de baixas emissões ativada em Lyon, passaram a ser obrigados a ter o autocolante "Crit'Air" afixado no para-brisas, que os autoriza a entrar na cidade.

 

Conduzir em Lyon

Vai viajar de automóvel para Lyon?

A partir de 01/04/2017, os automóveis estrangeiros passaram a ter de ser assinalados com a vinheta ambiental "Crit'Air". Esta área, conhecida como "zona de baixas emissões de emergência", é ativada quando se verifica um aumento do nível de "smog". Após 2 dias de alerta de "smog", a entrada passa a ser permitida apenas a veículos que disponham de um autocolante "Crit'Air" das classes 0, 1, 2 e 3. Depois disso, nos casos em que o alerta de "smog" dure mais tempo, as regras passam a ser ainda mais restritivas. Em França, existem 6 tipos de vinhetas, que indicam até que ponto o veículo em causa contribui para a poluição atmosférica. Se não cumprir essas regras, arrisca-se a ter de pagar uma multa de 68 EUR a 375 EUR.

Toda a cidade, incluindo a zona adjacente de Villeurbanne e as estradas interiores, é abrangida pela zona de baixas emissões de Lyon. A restrição não se aplica às autoestradas A6, A7 e A42, nem ao túnel da A6.

Encomende a sua vinheta ambiental para entrar em Lyon e receba-a sem custos de envio!

A placa tem validade ilimitada e deverá ser colocada no canto inferior direito do para-brisas.

 

Consulte mais informações sobre as zonas ambientais de Paris aqui.

VAI VIAJAR DE AUTOMÓVEL PARA LYON?

Obtenha a Vinheta Crit Air para Lyon, Paris e outras cidades. Entrega GRÁTIS.