Zona ecológica de Grenoble

ZONA VERDE DE GRENOBLE

Tipo de autocolante ambiental necessário em Grenoble: Pelo menos Crit'Air 5

CritAir sticker France

 

Pode obter mais informações sobre os tipos de vinhetas ambientais na secção Tipos de Vinhetas Ambientais.

 

Zonas Ecológicas em Grenoble

Além da capital francesa, Grenoble também introduziu uma zona de baixas emissões, no dia 1 de novembro de 2016. É a área conhecida como "zona de baixas emissões de emergência" (ZPA), cuja ativação é feita nos casos em que se verificam condições excecionalmente más a nível de emissões. A partir do dia 1 de abril de 2017, em dias com índices elevados de poluição atmosférica, os motoristas ou automóveis de passageiros estrangeiros também precisam de uma vinheta ambiental válida.

Em breve, outras cidades francesas seguirão o mesmo caminho. Seguindo o exemplo da AlemanhaÁustria e Dinamarca, a França aspira a melhorar o ambiente em todas as grandes cidades, as quais podem introduzir as zonas ecológicas a seu próprio critério.

 

Mapa da Zona de Baixas Emissões de Grenoble

 

Validade das Zonas Ecológicas em Grenoble

 

Zona de Baixas Emissões (ZCR)

Para autocarros das categorias M2 e M3, e camiões das categorias N2 e N3

Toda a semana, das 08:00 h às 20:00 h

Automóveis de passageiros M1, N1 e motociclos

Segunda a sexta, das 08:00 h às 20:00 h

Se alguma vez visitar Grenoble num automóvel de passageiros, lembre-se de que as zonas ecológicas só se aplicam a si durante os dias de semana.

 

Emergência Zona de Baixas Emissões (ZPA)

Em caso de agravamento da qualidade do ar que dure 5 dias ou mais, a entrada só será permitida a automóveis com uma vinheta "Crit'Air" válida e a velocidade limitada. Após 7 dias, as regras passam a ser mais rigorosas e só os veículos com vinheta "Crit'Air" E, 1, 2 e 3 é que poderão entrar na cidade.

Se conduzir sem vinheta ambiental na zona de baixas emissões ativada, sujeitar-se-á ao pagamento de uma multa de 68 EUR, a qual poderá ser agravada até 375 EUR em caso de pagamento tardio.

Conduzir em Grenoble

Vai viajar de automóvel para Grenoble?

A partir de 01/04/2017, os automóveis estrangeiros passaram a ter de ser assinalados com a vinheta ambiental "Crit'Air". Esta área, conhecida como "zona de baixas emissões de emergência", é ativada quando os limites de emissões são ultrapassados durante mais de 5 dias. Por conseguinte, só poderão entrar na zona de baixas emissões os veículos que tiverem uma vinheta "Crit’Air". Em seguida, após 7 dias, as regras ficam ainda mais apertadas, passando a só ser possível entrar na cidade com veículos das classes E, 1, 2 e 3. Em França, existem 6 tipos de vinhetas, que indicam até que ponto o veículo em causa contribui para a poluição atmosférica. Se não cumprir essas regras, arrisca-se a ter de pagar uma multa de 68 EUR a 375 EUR.

A zona de baixas emissões de Grenoble inclui a área central da cidade e é delimitada pelos rios Drac e Isère, bem como pelas estradas D1090 e D1532.

Encomende a sua vinheta ambiental para entrar em Grenoble e receba-a sem custos de envio!

A placa tem validade ilimitada e deverá ser colocada no canto inferior direito do para-brisas.

 

Consulte mais informações sobre as zonas ambientais de Paris aqui.

VAI VIAJAR DE AUTOMÓVEL PARA GRENOBLE?

Obtenha a vinheta Crit Air para Grenoble, Paris e outras cidades. Entrega GRÁTIS.