Proibição de Veículos a Gasóleo na Alemanha
Os automóveis a gasóleo constituem um dos principais fatores de contributo para a poluição atmosférica, pelo que muitas cidades alemãs têm vindo a considerar a possibilidade de implementarem restrições mais rigorosas à sua entrada. A implementação da chamada “zona azul”, na qual só podem circular veículos a gasóleo que cumpram a norma de emissões correspondente à classe Euro 6, está prevista, antes de mais, para Hamburgo e Estugarda. Outras cidades, entre as quais se incluem Berlim, Colónia, Essen e Munique, estão a discutir a sua introdução, em conjunto com a proibição da circulação de automóveis a gasóleo num futuro próximo.
Neste momento, para entrar na grande maioria das cidades alemãs, já é obrigado a afixar um autocolante verde no para-brisas da sua viatura, quer tenha um automóvel a gasóleo ou a gasolina.
Proibição de Veículos a Gasóleo em Hamburgo
A entrada na estrada Max-Bauer-Straße e na rua Stresemannstraße, no centro de Hamburgo, só é permitida a veículos a gasóleo que cumpram a norma associada à Classe Euro 6 e disponham de uma vinheta ambiental azul. No caso da rua Stresemannstraße, a restrição só deverá ser aplicável a camiões – para já, os automóveis de passageiros que se enquadrem na Classe Euro 5 serão autorizados a entrar.
Proibição de Veículos a Gasóleo em Estugarda
A cidade de Estugarda também pretende restringir substancialmente as condições de entrada de automóveis a gasóleo. No entanto, a redação exata dessas restrições ainda não é conhecida, pelo que iremos informá-lo assim que as mudanças se verificarem.
A zona azul de Estugarda deverá incluir a maior parte do território da cidade. Na fase inicial, que começou no dia 2019-01-01, foi introduzida uma proibição de entrada para os veículos a gasóleo que não cumpram a norma referente à classe Euro 5. Nos anos seguintes, é provável que ocorram mais modificações.
Vinheta verde, uma condição essencial para entrar na maioria das cidades
A entrada em Berlim, Frankfurt, Munique e outras cidades alemãs já só é permitida a veículos detentores de uma vinheta ambiental verde – “Umweltplakette”. Esta obrigação aplica-se a automóveis matriculados na Alemanha ou no estrangeiro. A violação é punida com multas elevadas de até 100 €.