Equipamento obrigatório
Tal como no nosso país, é obrigatório transportar, pelo menos, um colete de alta visibilidade, um triângulo de aviso e um kit de primeiros socorros. Em caso de incumprimento, pagará uma multa de 15 €. Se viajar no inverno, lembre-se de levar correntes de neve, cuja utilização é necessária em certos troços rodoviários.
Regras rodoviárias
Embora não exista um limite de velocidade com aplicação generalizada nas autoestradas da Alemanha, a recomendação geral é de 130 km/h. Como é natural, terá de respeitar os limites de velocidade aplicáveis a cada secção específica da autoestrada. Ao conduzir nos municípios, respeite o limite máximo de velocidade de 50 km / h.
Por enquanto, não tem de pagar portagens nas autoestradas alemãs. Esta situação deverá ser alterada em 2019.
A utilização de faróis durante o dia não é obrigatória.
Sistema de pontos
Os condutores estrangeiros também recebem uma penalização de entre 1 e 4 pontos por violarem estas regras. Na Alemanha, se determinado condutor receber uma penalização de 8 pontos, ficará sujeito a inibição de conduzir pelo prazo de 6 meses.
Álcool
Os alemães são mais tolerantes no que se refere à condução sob efeito de álcool, pelo que se pode conduzir com um teor de até 0,5 ‰. No entanto, isso não se aplica a condutores com menos de 21 anos de idade, motoristas de autocarros e camionistas, nem a quem tiver a carta de condução há menos de 2 anos.
Utilização de telemóvel e outras infrações
Se for apanhado a utilizar o telemóvel durante a condução, pagará uma multa de 60 euros. Além disso, a regra de paragem na autoestrada é mais rigorosa – qualquer paragem injustificada é punida com uma multa de 30 euros, pelo que, decididamente, vale a pena aguardar pela chegada a um posto de abastecimento de combustível.