Autocolante ambiental para a Alemanha

AUTOCOLANTE AMBIENTAL PARA A ALEMANHA – Umweltplakette

O que é uma Vinheta Ambiental

Uma vinheta ambiental, também chamada Umweltplakette, ou autocolante ecológico, é uma vinheta que lhe faz falta para marcar o seu automóvel ao entrar em certas cidades alemãs. A posse desta vinheta é obrigatória por lei, uma vez que mostra, de facto, o quanto o seu veículo polui o ambiente.

Existem mais tipos de vinhetas ambientais (verde, amarela, vermelha e incolor) e a seleção do tipo que irá receber será feita com base na diretiva sobre as emissões publicada pela CEE/CE, que se encontra indicada no documento de registo.

Desde o dia 1 de março de 2007, as cidades alemãs têm a opção de criar as chamadas zonas ambientais. Nessas zonas, só podem entrar veículos assinalados. Normalmente, essas zonas encontram-se localizadas nos centros das cidades ou, alternativamente, nas suas redondezas. Por exemplo: Berlim, Munique, Francoforte do Meno, etc. (Onde é necessária?)

Que Veículos Têm de Ser Assinalados

A obrigação de assinalar o seu veículo com uma vinheta ambiental do tipo relevante também se aplica a veículos registados no estrangeiro. A validade da vinheta é vitalícia. A obrigação aplica-se a: automóveis, camiões e autocarros. Não se aplica a motociclos e tratores.

Sinais de Trânsito

As zonas ambientais são indicadas através de um sinal de trânsito com a inscrição “Umwelt ZONE”, semelhante ao que pode ver na imagem. Um sinal adicional, colocado por baixo, com a inscrição “Frei”, especifica o tipo de vinheta ambiental de que precisa. Se, por exemplo, entrar nestas zonas ecológicas sem ter uma “Umweltplakette” válida, poderá ter de pagar uma multa de até 80 euros.

previous arrow
next arrow
Slider

TIPOS DE VINHETAS AMBIENTAIS

Aqui, também pode descobrir o tipo de vinheta ambiental que irá obter para o seu veículo.

Na secção Validade das Vinhetas Ambientais, pode verificar facilmente quais são as cidades alemãs em que pode entrar sem etiqueta ambiental.

As etiquetas ambientais estão relacionadas com o nível de poluição atmosférica provocada por certo veículo. Encontram-se divididas por quatro classes. Portanto, falamos nas quatro classes de emissões das etiquetas ambientais (quanto mais alta for a classe de emissões, mais amigo do ambiente o veículo é).

Ao consultar a lista de vinhetas ambientais, verificamos que os veículos que atingem a quarta classe de autocolante ambiental são os mais ecológicos e, por conseguinte, os que poluem menos o ambiente. Também é evidente que as vinhetas ambientais se encontram etiquetadas por cor - autocolante verde, autocolante amarelo e autocolante vermelho.

 

Que Tipo de Vinheta Ambiental Posso Obter

Os tipos de vinhetas ambientais são importantes para distinguir os veículos cuja entrada é permitida em zonas ambientais específicas. A maioria das zonas ambientais só permite a entrada de automóveis que ostentem uma vinheta verde, apesar de algumas também permitirem a entrada a veículos portadores de vinheta amarela. Pode encontrar mais informações sobre as cidades alemãs que exigem que o seu carro se encontre assinalado, e com que tipo de vinheta ambiental, na secção acima mencionada - Validade das Vinhetas Ambientais.

Pode descobrir facilmente que tipo de vinheta ambiental irá obter para o seu veículo, consultando a tabela de resumo seguinte. (O nível europeu refere-se à diretiva sobre as emissões publicada pela CEE/CE e indicada no seu documento de registo.)

O tipo de vinheta depende do (seu) veículo específico. Para obter um emblema ambiental, precisa de ter o documento de registo original. A classe de emissão de certa vinheta ambiental é então determinada de acordo com a diretiva sobre as emissões, publicada pela CEE/CE (Regulamento ECE), que consta do documento de registo.

Se a indicação da diretiva sobre as emissões publicada pela CEE/CE ou do regulamento ECE não constar do seu documento de registo, é necessário obter a diretiva sobre as emissões ou o regulamento, bem como uma declaração do fabricante do veículo ou de um centro de ensaio autorizado DEKRA Automotive PLC.

Se o proprietário do veículo for uma empresa de leasing e essa situação se encontrar expressa no documento de registo, precisará de ter um documento de registo original, ou uma cópia do mesmo, em conjunto com um certificado de registo do veículo ou certificado MOT, a fim de poder comprar uma vinheta ambiental.

A maioria dos carros com motores a gasolina que possuam um conversor catalítico de três vias (o que constitui a norma desde a década de 1990), poderão obter uma vinheta verde com base nos dados constantes do documento de registo. No que se refere aos automóveis a gasóleo, que produzem poeiras finas, a situação é mais complicada. Por conseguinte, é muito provável que só os automóveis modernos, fabricados nos anos mais recentes, possam obter uma vinheta verde (em geral, automóveis fabricados após 01/01/2006).

Como Obter a Vinheta Ecológica

A obrigação de ter uma vinheta ambiental é aplicável a toda a gente - incluindo os proprietários de veículos estrangeiros. Através deste site, pode encomendar facilmente uma vinheta ambiental, que irá receber, por correio, no prazo máximo de 7 dias. Sem custos de entrega adicionais.

Pode encomendar a vinheta ambiental para a Alemanha tão facilmente como a vinheta ambiental para a França ou para a Áustria. A vinheta ambiental tem sempre validade ilimitada, correspondente à matrícula do veículo para o qual foi emitida.

 

ENCOMENDE A SUA VINHETA AQUI

Obtenha a Vinheta Ambiental com entrega GRÁTIS.